Notícias

Na Caxemira, 12 pessoas morrem em ataque do Paquistão contra a índia

  • Categoria: INTERNACIONAL
  • Publicação: 07/05/2025 07:53
Ataque do Paquistão na região da Caxemira controlada pela Índia deixou 12 mortos e ao menos 38 feridos nesta quarta-feira (7), segundo autoridades locais, ofensiva ocorre após o Paquistão afirmar que revidaria os ataques indianos desta terça-feira (6). A Índia confirmou ter atacado nove alvos paquistaneses, companhias aéreas asiáticas mudaram rotas e cancelaram voos que passavam pelo local, 52 voos para o Paquistão foram cancelados.

A operação batizada de Sindoor atingiu infraestrutura de terroristas abrigados pelo país vizinho e que suas ações "são precisas, comedidas e não escalatórias em sua natureza", e seria resposta a um ataque terrorista na Caxemira indiana que deixou 26 mortos no último dia 22, o Paquistão, por sua vez, afirmou que os indianos atacaram três locais com mísseis.

De acordo com a polícia indiana, após os ataques, militares paquistaneses atiraram contra o território controlado pela Índia, deixando duas mulheres feridas, várias explosões foram ouvidas nas montanhas ao redor da cidade de Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa, bem como em outros dois locais da região, relataram testemunhas da Reuters e um canal de TV paquistanês nesta quarta, após as explosões, a energia elétrica de Muzaffarabad foi cortada, disseram as testemunhas. Não ficou imediatamente claro o que foram as explosões, um porta-voz das Forças Armadas do Paquistão disse à emissora ARY que a Índia atacou o Paquistão com mísseis em três locais e que o Paquistão responderia, o incidente ocorre em meio ao aumento das tensões entre os vizinhos após um ataque a turistas hindus na Caxemira indiana no mês passado, a Índia culpou o Paquistão pela violência, na qual 26 homens foram mortos, e prometeu responder. O Paquistão negou qualquer envolvimento nos assassinatos e afirmou ter informações de que a Índia planejava atacar.